>

Revista Veja

Publicado em: 8 de janeiro de 2018
Por Comunicação Deputado Gilmaci Santos

Brasil

Assembleia de SP facilita redução de pena com leitura da Bíblia

Texto foi proposto pela bancada evangélica da Casa, que sugere que o livro tenha peso diferente dos outros na hora de diminuir a punição do detento
Por Ricardo Chapola
8 de janeiro de 2018

Segundo as regras, cada livro permite a redução de quatro dias de pena, ao limite de doze obras por ano (Douglas Magno/VEJA.com)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou um projeto de lei que facilita a vida do preso que quiser diminuir sua pena com a leitura da Bíblia. A ideia está prevista no PL 390/2017, assinado pela bancada evangélica da Casa, e que trata sobre a remição de pena pela leitura nos presídios do estado.

O ponto principal da proposta é deixar explícito que a Bíblia é um compilado de 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

O projeto é assinado pelos deputados Gilmaci Santos, Milton Vieira, Sebastião Santos e Wellington Moura — todos do PRB.
O texto foi aprovado em regime de urgência em sessão plenária no dia 20 de dezembro, antes do recesso parlamentar. O projeto agora aguarda sanção do governador Geraldo Alckmin.

Embora a redução de pena pela leitura não esteja expressa na Lei de Execuções Penais, a possibilidade está prevista em uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça e uma portaria do Conselho da Justiça Federal.

Segundo as regras, cada livro permite a redução de quatro dias de pena, ao limite de doze obras por ano — ou seja, até 48 dias de pena podem ser descontados por leitura, por ano.

Link: veja.abril.com.br

Mande um Whatsapp