>

Alesp retoma sessão plenária presencial

Publicado em: 6 de agosto de 2020
Por Comunicação Deputado Gilmaci Santos

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo retomou na tarde desta terça-feira, 4/8, as suas atividades presenciais em sessão presidida pelo deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos), 1º vice-presidente da Casa, no Plenário Juscelino Kubitschek. A sessão aconteceu respeitando todos os protocolos indicados pelas autoridades de saúde, com os deputados usando máscaras de proteção e sem a presença de público externo.

A Alesp estava atuando virtualmente desde março deste ano, quando suspendeu por meio do Ato da Mesa 3/2020 a realização de sessões ordinárias, reuniões das comissões e sessões solenes, mantendo funcionando apenas os serviços essenciais; a mudança ocorreu como medida de prevenção à infecção e à propagação do novo coronavírus. A Assembleia passou a adotar o Parlamento Virtual e os deputados puderam continuar atuando ativamente.

Durante esse período, a Tribuna Virtual substituiu o Pequeno e o Grande Expediente, as comissões puderam se reunir em ambiente virtual para discutir e votar projetos, além de ouvir secretários estaduais, cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) foram instaladas e atos solenes aconteceram virtualmente. Foram realizadas 43 sessões extraordinárias em ambiente virtual, com a votação de proposituras importantes, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os projetos de decreto legislativo (PDLs) que reconheceram o estado de calamidade pública no Estado (PDL 3/2020), nos 644 municípios (PDL 5/2020) e no município de São Paulo (PDL 4/2020) em decorrência da pandemia, o PL 174/2020 que trata da autorização de transferência à conta única do tesouro estadual de saldos positivos de fundos especiais de despesa, além de outros projetos de autoria do governo e de deputados. A Rede Alesp (TV e canal no YouTube) fez uma ampla cobertura de toda a atuação do legislativo paulista.

Os deputados Gilmaci Santos e Altair Moraes (Republicanos) aproveitaram o retorno para parabenizar o mês de aniversário do Republicanos. Gilmaci felicitou os filiados que, segundo ele, fizeram o partido crescer com suas “ideias e projetos” e disse que a Bancada Republicana da Alesp, que conta com cinco deputados e uma deputada, tem procurado fazer o melhor pelo estado de São Paulo. O republicano lembrou ainda que o partido vem contribuindo nacionalmente com políticas públicas de verdade e “mantendo a prática do conservadorismo”.

Foto: Sergio Galdino (Alesp)
Mande um Whatsapp