>

Outubro Rosa em uma palavra

Publicado em: 5 de outubro de 2023
Por Comunicação Deputado Gilmaci Santos

Equipe do deputado Gilmaci Santos engajada na campanha contra o câncer de mama

Nessa foto, na fileira da frente, a segunda da direita para a esquerda é a assessora Vanusa Rincione, curada de câncer de mama

Somente unidos poderemos gerar conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama!

Foi nesse ideal que o deputado Gilmaci Santos, 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), reuniu a sua equipe de assessores para fazer um vídeo destacando a importância do Outubro Rosa. Com cada integrante destacando em uma palavra o que significa a campanha, o deputado, que tem entre seus assessores a Vanusa Rincione, curada de um câncer de mama, buscou reforçar o objetivo do Outubro Rosa, que é divulgar informações e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O Câncer de mama

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No Brasil, a doença ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

– caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;

– pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

– alterações no bico do peito (mamilo);

– saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

– pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas) também podem aparecer.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

(Fonte: Ministério da Saúde)

Veja abaixo o vídeo da equipe de Gilmaci Santos sobre o Outubro Rosa:

Mande um Whatsapp