>

Audiência Pública sobre criação da Região Metropolitana de Piracicaba

Publicado em: 17 de maio de 2021
Por Comunicação Deputado Gilmaci Santos

O deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos) participou, em 8/5, de uma audiência pública que teve como objetivo principal apresentar os estudos realizados para a criação da Região Metropolitana de Piracicaba. O republicano disse que esse tipo de audiência “é fundamental para que diferentes vozes possam contribuir no aperfeiçoamento do projeto” e que um dos objetivos em criar uma Região Metropolitana é “diminuir as desigualdades existentes entre os municípios”.


A reunião aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) e contou com a participação de diversas autoridades, como o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM), o presidente da Câmara de Piracicaba, Gilmar Rotta (Cidadania), e o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, representando a sociedade civil, além de deputados e outros representantes; o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB), também participou da audiência de forma virtual.


Os municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba serão os mesmos da já criada Aglomeração Urbana de Piracicaba, acrescentando Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, serão ao todo 25 cidades integrantes. Além de Piracicaba e das duas cidades citadas, farão parte da região os municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro; juntos, esses municípios somam mais de 1,5 milhão de habitantes.


Após ser finalizado pelo Governo do Estado, o Projeto de Lei sobre a criação da Região Metropolitana será enviado para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A expectativa é que a Região Metropolitana de Piracicaba seja criada ainda em 2021. O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, parabenizou o Legislativo estadual e afirmou que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo “tem sido muito responsável nas ações e na aprovação de leis importante para o estado”.


Durante a reunião, o consultor Marcos Campagnone apresentou um estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado sobre a criação da Região Metropolitana de Piracicaba, além de outros estudos sobre a região. Segundo Campagnone, desde a criação da Aglomeração Urbana de Piracicaba, em 2012, aconteceu um crescimento no desenvolvimento econômico da região. O consultor explicou que cinco novas aglomerações urbanas serão criadas no Estado de São Paulo e que outras 21 Regiões de Governo serão transformadas em microrregiões, segundo ele o objetivo é regionalizar o Estado.


A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado criou um canal de comunicação para o envio de dúvidas e sugestões sobre a criação da Região Metropolitana de Piracicaba, o e-mail [email protected]

Mande um Whatsapp