>

Audiências públicas para o Orçamento 2022 começam no mês de Agosto em SP

Publicado em: 28 de julho de 2021
Por Comunicação Deputado Gilmaci Santos

Deputado Gilmaci Santos presidindo reunião em ambiente virtual da CFOP que definiu calendário das audiências

O deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp, já definiu com os demais deputados membros da comissão o calendário para a realização das audiências públicas visando o Orçamento de 2022 para o Estado de São Paulo. 

As audiências acontecem a partir do mês de Agosto, em cidades das regiões Metropolitanas, Administrativas e Aglomerados Urbanos. Os encontros acontecerão de forma híbrida, presencialmente (respeitando todas as regras de prevenção ao coronavírus) e virtualmente.

“As audiências públicas são uma importante oportunidade para a população entrar em contato com os deputados e falar sobre as prioridades de cada município, sugerindo melhorias e investimentos”, destaca Gilmaci Santos, lembrando que qualquer cidadão pode participar, assim como os prefeitos e vereadores de cada região.

As sugestões apresentadas nas audiências são coletadas pela CFOP e podem se tornar emendas parlamentares ao projeto de lei orçamentária e ir a votação no plenário da Alesp, colaborando para um orçamento mais abrangente.

Como funciona o Orçamento do Estado

O Orçamento do Estado de São Paulo é complexo. Ele começa com o Plano Plurianual (PPA), que engloba as perspectivas do Governo para o período de 4 anos e é votado no inicio de cada legislatura, e passa pela votação anual da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no primeiro semestre de cada ano, e, no segundo semestre, da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é onde entram todas as emendas que surgirem a partir das prioridades elencadas nas audiência públicas.

No ano passado, as audiências não ocorreram presencialmente no Estado de São Paulo por conta da pandemia. As demandas foram encaminhadas pela Internet.

Mande um Whatsapp