>

Começam as audiências públicas para o Orçamento 2022 do Estado de São Paulo

Publicado em: 15 de agosto de 2021
Por Comunicação Deputado Gilmaci Santos

A organização dos encontros é de responsabilidade da CFOP, presidida pelo deputado Gilmaci Santos

As audiências púbicas para o Orçamento de 2022 do Estado de São Paulo começaram nesta sexta-feira (13). O primeiro encontro aconteceu às 10 da manhã, na Câmara Municipal de Piracicaba. A abertura foi feita pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e a audiência foi presidida pelo deputado Alex de Madureira (PSD). A região de Piracicaba compreende municípios como Rio das Pedras, São Pedro, Charqueada, Águas de São Pedro, e Tietê, entre outros.

Às 7 da noite, foi a vez da cidade de Osasco sediar o encontro, que foi presidido por Gilmaci Santos. A audiência, realizada na Câmara Municipal, abrangeu as regiões sudoeste, oeste e norte da Região Metropolitana de São Paulo, onde estão cidades como Barueri, Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes e Santana de Parnaíba, entre outras.

O que acontece nesses encontros?

As audiências públicas do Orçamento servem para ouvir diretamente dos cidadãos paulistas quais são as necessidades de cada região, melhorias e investimentos possíveis, contribuindo assim para a formação de um orçamento mais abrangente. A organização dos encontros é de responsabilidade da CFOP.

“Nós esperamos que, a partir dessas audiências, após ouvir sobre as necessidades, as demandas, de cada região, possamos formar um relatório final que acolha o que foi apresentado. Não basta somente ouvir, nós temos que resolver os problemas, trazer solução para as regiões”, destacou o presidente da comissão.

As sugestões apresentadas nas audiências são coletadas pela CFOP e podem se tornar emendas parlamentares que, se aprovadas em plenário na Alesp, farão parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022.

Em razão da pandemia de Covid-19, este ano os encontros acontecem de forma híbrida, com participações de maneira presencial (respeitando todas as regras de prevenção ao coronavírus) e também virtual. No total, serão 27 audiências públicas, em diversas regiões do Estado de São Paulo, realizadas entre 13 de Agosto e 14 de Outubro. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo portal da Alesp.

Como participar

Quem quiser participar de forma on-line, apresentando demandas e sugestões, deverá se inscrever pelo portal da Alesp. É só clicar no ícone “Audiências Públicas do Orçamento” e seguir as orientações. Para participar de forma presencial, o cidadão deve ir até o local da audiência em sua região e, caso queira se pronunciar, fazer uma inscrição (lembrando que todas as regras de prevenção ao coronavírus serão respeitadas).

As audiências públicas são transmitidas ao vivo pelo Facebook da Alesp e pela Rede Alesp, na TV e no Youtube.

Mais fotos das audiências:

Mande um Whatsapp